Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF denuncia prefeito de Panelas (PE) por burlar licitação

    Segundo investigação, Sérgio Barreto de Miranda fracionou despesas para evitar, de forma fraudulenta, a licitação exigida por lei

    O Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria Regional da República da 5ª Região, denunciou o prefeito do Município de Panelas (PE), Sérgio Barreto de Miranda, por crime de responsabilidade. Ele é acusado de irregularidades nas compras de frangos, carne moída e ovos feitas em 2004 com recursos repassados ao município pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

    Em vez de efetuar uma única compra, por meio de processo licitatório, o prefeito fracionou as aquisições - de maneira fraudulenta - em lotes menores, pois despesas inferiores a 8 mil reais podem ser feitas por dispensa de licitação. Para o MPF, Sérgio Miranda cometeu o crime previsto no artigo , inciso XI, do Decreto-lei nº 201/67 (“adquirir bens, ou realizar serviços e obras, sem concorrência ou coleta de preços, nos casos exigidos em lei”).

    Foro privilegiado - A denúncia do MPF foi oferecida ao Tribunal Regional Federal da 5.ª Região (TRF5), e não à primeira instância da Justiça Federal, porque prefeitos têm foro privilegiado em processos criminais. Se a denúncia for recebida pelo Tribunal, Sérgio Miranda passará a ser réu em ação penal. Se condenado, ele poderá receber pena de detenção, de três meses a três anos, além de tornar-se inabilitado, pelo prazo de cinco anos, para o exercício de cargo ou função pública, eletivo ou de nomeação.

    • Publicações189
    • Seguidores3
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações81
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-denuncia-prefeito-de-panelas-pe-por-burlar-licitacao/100142103

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)